quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Começando Com o Pé Direito!

A fim de integrar o novo staff do UFRGSMUN, foi realizado no último 18 de dezembro um happy-hour de confraternização. O festerê contou com a presença de mais de 30 pessoas e foi a oportunidade perfeita para que todos os membros do staff começassem os trabalhos de uma nova edição do UFRGSMUN a todo o vapor! Na ocasião, foi apresentado o flyer distribuído no IX MONU, e os diretores de comitê tiveram a chance de reunir pela primeira vez os assistentes com os quais trabalharão ao longo do ano. Foram expostas, ainda, as atividades paralelas para 2008 e todos pareceram muito empolgados com o que está por vir!

É isso aí: o UFRGSMUN 2008 já teve início! E com o pé direito!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Um Modelo em Construção

Em nome do Secretariado do UFRGSMUN 2008 dou as boas-vindas à você que acessa o "A Model Under Construction"! Através deste blog, pretendemos divulgar a evolução do UFRGSMUN ao longo do ano. Conforme o evento for "construído", serão veiculadas aqui as novidades relevantes a todos as atividades que envolvem o nome UFRGSMUN. Que atividades são essas? Antes de responder essa pergunta, talvez sejam válidas algumas palavrinhas.

O principal objetivo do UFRGSMUN 2008 é a expansão do projeto de diferentes formas. O primeiro passo nessa direção foi a abertura do staff para todas as áreas da Universidade, indo da Física à Comunicação. Dessa forma, buscou-se a enriquecer e diversificar o projeto através da inclusão de novos estudantes dispostos a promover e discutir diferentes temas das relações internacionais. Por trás desse objetivo reside a vontade de integrar ao máximo toda a comunidade acadêmica da UFRGS em torno de um projeto cuja realização vem sendo há seis anos extremamente gratificante!

Seguindo a idéia de levar o UFRGSMUN ao encontro dos mais variados públicos, o segundo passo foi a ampliação do UFRGSMUN Back in School (BIS) e a criação de novas atividades paralelas. No BIS, os membros do staff visitam turmas de Ensino Médio da rede pública a fim de ministrar palestras a respeito da ONU e de problemas internacionais atuais. As apresentações são seguidas de uma pequena simulação nas quais os estudantes têm a oportunidade de debater aquilo que foi apresentado. O BIS pretende, dessa forma, preencher uma lacuna na formação de grande parte desses estudantes que, de outro modo, dificilmente teriam contato com temas relevantes das Relações Internacionais, ao mesmo tempo em que estimula o interesse pela área.

Dentre as novas atividades paralelas, estão um curso de extensão sobre modelos da ONU (MUN) e um ciclo de palestras mensais sobre temas das Relações Internacionais. O curso de extensão "Simulações da ONU: Práticas e Estratégias", pretende oferecer aos estudantes interessados em participar de MUNs as ferramentas necessárias para o máximo aproveitamento dessa experiência, através de aulas semanais sobre a estrutura e mandato da ONU, sobre direito internacional público, sobre regras de simulações, dentre outros tópicos. O ciclo de palestras, ainda sem nome definido, contará com a presença de professores e profissionais relacionados às Relações Internacionais, que falarão sobre assuntos relevantes e atuais do cenário mundial.

Assim, o UFRGSMUN 2008 estará presente dentro e fora da Universidade, e envolverá não apenas 250 estudantes de graduação em cinco dias de simulação, mas mais de 500 universitários, estudantes de ensino médio e outros interessados pelas Relações Internacionais durante todo o ano.

Convidamos você a fazer parte da nossa "obra", acompanhando o desenrolar do UFRGSMUN 2008 através desse blog!

Abraço,

Thiago Borne Ferreira
Under-Secretary General for Academic Affairs