sábado, 2 de julho de 2011

I MUNDO CMPA

Então, como prometido venho escrever sobre o I MUNDO CMPA (Model United Nations do Colégio Militar de Porto Alegre), o primeiro modelo secundarista do sul do Brasil. O UFRGSMUN apoiou o projeto desde o início de sua elaboração com o intuito de levar a modelagem para além do âmbito universitário. Exitosamente, a consecução ocorreu entre os dias 17 e 19 de junho, sexta a domingo, no próprio CMPA.

Os debates começaram já na sexta-feira à tarde após um tempo breve de revisão de regras. Os comitês e temas que foram simulados são os seguintes:
— Corte Internacional de Justiça (Caso Geórgia vs Rússia) 
— Organização Mundial de Saúde (Saúde Sexual e Reprodutiva)
— Conselho de Segurança das Nações Unidas Histórico (Questão dos Bálcãs)
— SOCHUM (Emancipação Feminina no Oriente Médio e Norte da África)
— UNESCO (Direito à Educação e Liberdade Religiosa)

Apesar de no início os debates ainda serem meio truncados como em qualquer modelo, seja universitário ou secundarista, logo eles cresceram em qualidade e renderam bastante. Este que vos escreve acompanhou o Conselho de Segurança, no qual decidiu-se debater o início da crise dos Bálcãs em questão, o ano de 1992. A partir daí desenrolou-se toda uma crise, com a qual os delegados aprenderam (e se divertiram) bastante.

Nas cerimônias de abertura e encerramento o staff do UFRGSMUN se fez presente. O Secretário-Geral, eu, discursou em ambos os momentos sobre a importância dos modelos no aprendizado, do apoio dado pelo UFRGSMUN e sobre o próprio impacto do Sistema ONU. Ademais, o diretor de relações públicas do UFRGSMUN, Raoni Fonseca Duarte, ex-aluno do militar, também compôs a mesa para reconhecer seu papel na organização do MUNDO CMPA.

Ao fim, os alunos do CMPA nos surpreenderam positivamente como um todo: ótimas resoluções foram escritas. O resultado final de toda a experiência, acredito eu, foi um enorme aprendizado, tanto para organizadores quanto participantes. O Staff do UFRGSMUN manterá seu apoio ao modelo do militar nos próximos anos para levar o mundo modeleiro a alunos secundaristas.

Enfim, é isso. Agora algumas fotos fora de ordem:

 cerimônia de abertura
 entrega de premiações da CIJ
 entrega de premiações
 cerimônia de encerramento
 entrega de premiações do Conselho de Segurança
 premiação de melhor delegado — Rússia
 premiação da CIJ
Conselho de Segurança