domingo, 30 de março de 2008

Inicia o Curso "Simulações da ONU: Práticas e Estratégias"

Teve início na manhã do último sábado o curso de extensão "Simulações da ONU: Práticas e Estratégias" organizado pela equipe do UFRGSMUN 2008. Nesta primeira aula, estiveram presentes cerca de 50 estudantes dos cursos de relações internacionais, direito, engenharia, relações públicas e ciências sociais, para mencionar apenas alguns dos cursos representados na sala Alberto Pasqualini da Faculdade de Direito da UFRGS.



Em um primeiro momento, os membros dos Secretariado apresentaram aos alunos um pouco da história dos MUNs, do Brasil e do mundo, passando, claro, pela história do próprio UFRGSMUN, o primeiro modelo da ONU da região Sul do país. Além disso, foi explicada a importância das simulações como ferramenta de ensino. Após o coffe break, no qual todos tiveram a oportunidade de se conhecer melhor, o professor Lucas Kerr falou sobre o papel das Organizações Internacionais para as diferentes correntes teóricas que estudam as relações entre os países. Além disso, o professor ainda propôs uma dinâmica de grupo que, além de divertida, ajudou todos os presentes a compreender melhor como se dá a cooperação entre os diversos atores do Sistema Internacional.



A próxima aula será sobre a ONU. Serão abordadas a história, a estrutura, a atuação e o escopo dessa que é uma das mais importantes Organizações internacionais! Até lá!

6 comentários:

Cedê Silva disse...

Excelente, mas EXCELENTE, idéia. As pessoas aprendem, ganham certificado e ainda correm o risco de ir pra modelos! E gente de vários cursos ainda por cima!

Muitos parabéns.

Thiago disse...

Muito obrigado, Cedê!

Rafael disse...

Parabéns pelo curso, a idéia foi 10!

Gustavo disse...

Cedê, obrigado pelo elogio e pela citação na entrevista com o Casarões!
Achei muito pertinente aquilo que ele fala sobre a contribuição pedagógica dos modelos... na verdade é esse o nosso objetivo ao fazer o curso: preparar os futuros delegados pra que eles tenham o melhor aproveitamento da parte pedagógica dos modelos, coisa que tem ficado em segundo plano muitas vezes.

Unknown disse...

Vocês conseguiram achar um jeito de captar delegados, deixá-los interessados e ainda treiná-los pra modelos! Incredible. Parabéns mesmo. :D

Algo me diz que os gaúchos aparecerão em massa nos próximos anos, hehe.

Thiago disse...

Valeu, Pereira.
E sim, aparecer em massa nos próximos anos também é um objetivo! ;D