domingo, 15 de junho de 2008

SPECPOL e World Bank Simulados no Curso de Extensão

Nos dois últimos sábados, a turma do Curso de Extensão em Simulações da ONU teve suas primeiras experiências práticas com modelos. O Special Political and Decolonization Committee, SPECPOL, foi o comitê escolhido para a primeira simulação. Desse modo, na manhã do dia 7 de junho, os cerca de 60 participantes do Curso chegaram à Sala Pantheon da Faculdade de Direito da UFRGS dispostos a representar seus países na discussão a respeito das salvaguardas internacionais para a produção de energia atômica.

Nessa primeira simulação, a lingua utilizada foi o português. Assim mesmo aqueles que não se sentem tão a vontade com o inglês poderiam participar ativamente do debate. Apesar de ser a primeira simulação da maior parte da turma, todos se saíram muito bem!

Para a simulação do World Bank, realizada ontem, a turma foi dividida em dois grupos. Isso por que o Banco é um comitê mais específico, que não possui tantas representações. O tópico debatido foi "Policies for Civil Conflict Prevention", tema esse que exigiu mais atenção por parte dos delegados tanto na condução das discussões quanto na elaboração dos position papers. A moderação ficou a cargo dos diretores e assistentes do WB do UFRGSMUN 2008, Caio Teixeira, Marcelo Fonseca e Carolina Coutinho.

O idioma do World Bank foi o inglês, mas isso não impediu que as discussões tivessem um nível bastante elevado, em ambas as turmas! Ao longo do debate, ambos os grupos apresentaram working papers as suas respectivas mesas. Um ponto muito positivo e digno de nota!

No final das simulações, a turma escolheu os delegados que tiveram uma atuação mais destacada:

SPECPOL: Pedro Merlo (França), João Chiarelli (Síria), Lucas Cé Sangalli (EUA)

World Bank: Gabriela Souza Antunes (Japan), Igor Amazarray (United Kingdom), Giovani Bastiani Roggia e Cláudia Pfeifer Cruz (Ethiopia), Bernardo Rolim Soares (USA), Gabriela de Freitas (Canada)

Parabéns, pessoal!
Na semana que vem, simularemos o Conselho de Segurança, com o tópico "The Situation in Somalia". Não percam!

Nenhum comentário: