segunda-feira, 18 de abril de 2011

1ª aula do curso de extensão

No último sábado, dia 16 de abril, aconteceu, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, a primeira aula do curso de extensão "Simulações como ferramente para ensino e aprendizagem em Relações Internacionais", aka curso de vendidagem. Apesar da forte chuva daquela manhã, contou-se com a participação de 96 inscritos, a maioria dos quais alunos da própria UFRGS.

Prof. Diego Canabarro utilizando métodos heterodoxos de ensino.

A aula foi ministrada pelo Prof. Diego Canabarro, ex-modeleiro e Secretário Geral da 4ª edição do UFRGSMUN em 2006, cujo assunto foi o Sistema ONU e o que são MUNs. Ele começou explicando a diferença entre métodos ortodoxos e heterodoxos de ensino (apenas um professor falando vs. participação e imersão do estudante). A seguir fez o "jogo da moeda" para explicar a natureza da competição do Sistema internacional, no qual cada jogador tem uma moeda (símbolo geral de poder) e a única regra era jogar pedrapapeloutesoura pela posse da mesma caso desafiado.

Sistema internacional é anárquico!


Potências desafiadoras.


O surgimento do hegemon.

O jogo da moeda terminou com um participante tendo conquistado todas as moedas menos uma - uma das alunas simplesmente, satisfeita com sua moeda, sentou-se e apenas observou os outros em suas disputas... Afinal, para que ir em busca de mais poder?
Em seguida, realizou-se o jogo da coleta de assinaturas para que se notassem as vantagens da cooperação quando a ordem é anárquica. Primeiro uma tentativa sem coordenação e depois outras mais sistematizadas.
A seguir, o prof. Canabarro explicou o que é um Model UN, contou a história de seu surgimento e sua disseminação pelo mundo. Além disso, foi explanada a construção de um sistema internacional baseado na cooperação (ou pelo menos coordenação), desde o final das guerras napoleônicas até a Liga das Nações e os 14 pontos de Woodrow Wilson. Após isso houve o intervalo e ao seu término prosseguiu-se com o Sistema ONU - o que é a ONU, como funciona, seus organismos, capacidades, financiamento e etc. Assunto que finalizou a aula.
Realizou-se ainda um sorteio de dois kits e duas camisetas para os alunos que permaneceram até o fim da aula - dois guris e duas gurias.
Para finalizar, tenho a dizer que a primeira aula teve uma ótima repercussão, e o staff está ansioso para a realização da próxima sobre Direito Internacional Público, dia 30/04, com a prof. Camila Vicenci. Lembrando àqueles que ainda tem interesse em se inscrever no curso que ainda é possível fazê-lo, basta comparecer na próxima aula!

Nenhum comentário: