segunda-feira, 1 de agosto de 2011

14th AMUN

Semana passada, dos dias 25 a 29 de julho, aconteceu em Brasília a 14ª edição do Americas Model United Nations. Organizado por alunos da Universidade de Brasília e parceiro do UFRGSMUN há anos, o AMUN é o mais tradicional modelo da ONU no Brasil e um dos maiores na América do Sul. Durante os cinco dias de duração do evento, a excelência administrativa e ótima preparação acadêmica se encontram em Brasília de forma grandiosa. Como não podia deixar de ser, o UFRGSMUN organizou uma grande delegação para participar da grande simulação do AMUN.

Delegação do UFRGSMUN

Nós fomos encarregados de representar a China, Vietnã, Coreia do Sul e Nigéria em diversos comitês: Conselho de Segurança, Organização Mundial do Comércio e Conselho de Direitos Humanos. Os debates ocorridos em todos os comitês foram extremamente proveitosos e academicamente enriquecedores.

Nos cinco dias, o AMUN superou bastante as expectativas, já altas, que tínhamos. Não houve problemas significativos, e, pelo contrário, o trabalho realizado pela Secretária-Geral Isabela Cunha merece tantos elogios quanto possíveis, pois, além da conferência em si, festas e eventos sociais também estavam grandiosos e divertidíssimos. Um imenso parabéns para a organização do AMUN é o que me resta dizer.

Ainda assim, não foi só isso! Na cerimônia de encerramento, dois delegados de nossa delegação receberam prêmios de melhores delegados pelo seu papel de Vietnã e Coreia do Sul na OMC. Isto é apenas uma amostra de como o árduo trabalho de preparação feito tanto no curso de extensão do UFRGSMUN quanto nos encontros semanais que fizemos em junho e julho (como laboratório do nosso futuro clube de simulações) vale a pena. Parabéns pro Willian e pro João Arthur pelos seus desempenhos durante o AMUN!

João Arthur (esq.) e Willian (dir.) com seus prêmios por Coreia e Vietnã, respectivamente

Últimos lembretes: o site do UFRGSMUN já está no ar, desde a cerimônia de encerramento do AMUN e as inscrições abrem dia oito deste mesmo mês. 

http://www.ufrgs.br/ufrgsmun

8 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente muito obrigado por nos escutar e debater conosco, foi um aprendizado por nossa parte, espero que voces voltem a escola ano que vem, ai a gente vai esta mais preparado para o proximo debate.
Muito Obrigado
Hiago Soares
Escola Liberato Salzano da Cunha
E-mail hiagosoares@yahoo.com.br
Pais representado: Reino Unido

Diego Klein disse...

Primeiramente venho agradecer a presença de vocês na Escola Liberato do Sarandi, com a simulação de um debate da ONU com o tema "Direito de liberdade de expressão religiosa". Gostei da forma com que estabeleceram o debate, dando oportunidade a todos os alunos de participarem ativamente do trabalho,tendo em vista que era uma atividade que já tínhamos participado em outra oportunidade mas não com o formato de debate que vocês trouxeram para nós se baseando em uma assembléia da ONU. Da minha parte a única sugestão que deixo é que nas próximas simulações que fizerem deste tipo,que se trabalhe com um assunto mais simples e mais prático, considerando-se que o tempo para pesquisa foi curto para que nós pudéssemos adiquirir um conhecimento maior sobre o assunto. Parabéns pelo belo trabalho que até agora o grupo vem fazendo.

Elisa Machado disse...

Boa Noite
Venho agradecer a presença de vcs aqui no Liberato,dizer que gostei muito do debate e que nunca tive a oportunidade de participar de um debate como este que aconteceu aqui,eu não estava preparada e também não sabia como funcionava por isso deixei a desejar com minhas pesquisas.Espero que tenhamos outros debates com mais tempo pra pesquisar.Mas foi muito bom por que aprendi as varias religiões dos outros países.
Meu email é elisa.machado55@hotmail.com gostaria de participar de outros debates se possivel.

Marina do amaral disse...

Só estou passando para agradecer pela presença de vocês aqui na Escola Liberato Salzano Viera da Cunha.
Foi muito bom para todos nos, foi uma experiência maravilhosa aquele debate espero que tenha novas oportunidades.
Acredito que talvez em um outro momento possamos nos encontrar talvez eu já esteja fazendo uma faculdade mas até lá queria deixar um beijo e um abraço a todos que estiveram aqui na minha escola.

Desde já obrigado a todos

Meu e-mail para contato é

marina_rossane@hotmail.com

Anônimo disse...

Em primeiro lugar quero agradecer a vinda de vocês na escola Liberato para fazer a simulação do debate de direitos humanos e liberdade de expressão religiosa. Achei muito interessante esse debate para expor as idéias e ter uma noção de como aconteçe um debate na ONU, cada pessoa deve ter saido com um pensamento diferente como eu, o debate teve muitos lados positivos mais também teve lados negativos como teve muitas brigas ocasionadas e que ficaram centradas por muito tempo em um só assunto com os mesmos paises mais também teve lado positivo porquê o debate se encaminhou muito bem ele não ficou trancado, as pessoas tiveram coragem de falar depois de um certo tempo o debate ficou legal por isso as pessoal tomaram coragem em falar no começo ninguem tinha coragem de falar.

leticia disse...

obrigado por virem em nossa escola(liberato). foi legal e diferente o trabalho tivemos a chance de estarmos próximos do que acontece em uma reunião entre paises e como é e como se organiza.tivemos a oportunidade de saber de como é estar em uma assembléia de debate entre paises.que o trabalho de vocês não pare.

Anônimo disse...

que o trabalho de vocês não pare foi interessante pois tem coisas que não sabemos como funciona e assim podemos ter contato com coisas que acontece dentro do nosso país e no mundo como uma reunião entre paises como foi mostrado na simulação na escola liberato e que esse e muitos outros temas sejam abordos nas escolas

Mateus Lenhart disse...

Primeiramente queria agradecer a presença de voces aqui na escola liberato foi uma otima iniciativa , deveria haver mais debates como aqueles ... obrigado pela presença !!
Eu queria dizer que o meu país os EUA é o melhor do melhor do mundo !
Vlw : @mateus_lenhart