quinta-feira, 31 de julho de 2008

UFRGSMUN em Brasília

No começo do ano, quando o UFRGSMUN 2008 ainda dava os seus primeiros passos, uma coisa já era certa: tentaríamos levar o maior número de delegados possível para o America's Model United Nations de Brasília. O modelo mais tradicional do Brasil não poderia deixar de ter a presença de uma delegação da UFRGS, então desde cedo já começamos a organizar a viagem. A realização do Curso de Simulações contribuiu para que houvesse um grande número de interessados em participar do evento. Mas o preço das passagens de avião não contribuia para que as pessoas viajassem... Então resolvemos fazer algo inédito até então: alugaríamos um ônibus e levaríamos nossos 30 delegados para a capital!


Saímos de Porto Alegre no dia 19 de julho e na manhã do dia 20 estávamos em frente ao Hotel Nacional do setor hoteleiro sul de Brasília. Depois de 30 horas de viagem a ansiedade só aumentava. O AMUN teria início na segunda-feira e a UFRGS teria cinco representações: USA, Angola, Australia, Itália, Zimbábue. A ESPM representou a Índia.

A segunda-feira foi marcada pela abertura do evento, no prédio do Tribunal de Contas da União. Nos próximos cinco dias, delgados de várias partes do Brasil e do mundo discutiram temas de segurança, economia, meio-ambiente e direitos humanos nas salas do Instituto Rio Branco. E os delegados do RS se saíram muito bem! Tanto que tivemos vários premiados na cerimônia de encerramento.


Sem dúvida o XI AMUN foi um dos melhores dos últimos tempos. A organização foi impecável e a qualidade dos comitês estava acima da média. Dessa sorte, seria impossível não termos nos divertido no modelo. Parabéns à equipe do AMUN e até o ano que vem!

Nenhum comentário: