terça-feira, 20 de abril de 2010

Banco Mundial

É com muito orgulho que viemos noticiar a mais nova parceria do UFRGSMUN 2010: o Banco Mundial.


O Banco Mundial, criado após os acordos de Bretton Woods em 1944, nasceu com o objetivo inicial de financiar a reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. Hoje, o Banco Mundial é uma instituição financeira internacional com uma missão mais ampla: a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento. Composto por cinco instituições promotoras do desenvolvimento, onde as duas principais são o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), o Banco Mundial se utiliza de financiamentos e empréstimos a países em desenvolvimento para promover uma globalização mais sustentável e inclusiva entre seus 186 países membros.


Desde 2007, o Board of Executive Directors of the World Bank é simulado com grande sucesso no UFRGSMUN – o único modelo no Brasil a simular este comitê. Entre os temas simulados estão questões de grande importância para a segurança internacional e o desenvolvimento econômico dos países, como, por exemplo, Policies for Civil Conflict Prevention (2007), Trade Policies Addressing Climate Change (2008), e Economic and Social Policies Addressing the Global Food Crisis (2009). Em 2010, o tema proposto para discussão é Migrants and Remmitances Impacts on World Economy.

A parceria com o Banco Mundial é de grande importância para o UFRGSMUN, pois os participantes têm a possibilidade de aprofundar seu conhecimento a respeito das políticas e programas desenvolvidos pelo Banco Mundial e difundir esse conhecimento em suas comunidades acadêmicas.

Para maiores informações, não deixe de visitar o site do Banco Mundial: www.bancomundial.org.br

Abraços a todos!

Luciana Ghiggi

Nenhum comentário: