quinta-feira, 29 de abril de 2010

Segunda aula - Curso de Extensão

No último sábado, dia 24/04, foi realizada a segunda aula do curso de extensão do UFRGSMUN.

Dessa vez, o ministrante foi o ex-Secretário-Geral do UFRGSMUN Diego Canabarro (Advogado, Pesquisador do CEGOV/UFRGS, Doutorando em Ciência Política/UFRGS). Inicialmente, Diego utilizou um jogo envolvendo arsenais de armas e dinheiro para criar situações de insegurança, incerteza, falta de informação, desconfiança e ação individual. A seguir, a turma discutiu sobre as tendências observadas durante o jogo.


Uma segunda brincadeira foi proposta, dessa vez para mostrar o comportamento dos Estados no Sistema Internacional na ausência de cooperação. Usando moedinhas (que representavam vidas) e partidas dsafiadoras de “pedra, papel e tesoura”, os alunos foram se eliminando até que restasse apenas um “Estado” no Sistema Internacional.



Finalmente, foi apresentado à turma o contexto histórico e político que levou à criação de organizações internacionais de cooperação e manutenção da paz, como Liga das Nações e, posteriormente, Nações Unidas. Em seguida, falando especificamente sobre a ONU, Diego mostrou a estrutura da Organização, seus princípios e propósitos baseados na Carta Da ONU, atuação e funcionamento de seus principais órgãos, além de questões importantes como reforma da ONU e legitimidade.





A próxima aula do curso será realizada no dia 8 de maio, com o tema noções de Direito Internacional Público e sua aplicação em MUNs.

Abraços,

Luciana Ghiggi

Um comentário:

Thiago disse...

Fico feliz em saber que o blog está de volta! =)
UFRGSMUN 2010 rocks!