sexta-feira, 14 de maio de 2010

Terceira aula - Curso de Extensão

No último sábado, dia 8 de maio, aconteceu a terceira aula do curso de extensão, ministrada mais uma vez pelo ex-Secretário-Geral do UFRGSMUN Diego Canabarro (Advogado, Pesquisador do CEGOV/UFRGS, Doutorando em Ciência Política/UFRGS).


No início da aula, Diego solicitou que fossem à frente do auditório um aluno de cada curso de graduação presente - Administração, Direito, Economia e Relações Internacionais - e mais um membro do staff do UFRGSMUN 2010, compondo o que foi chamado "grupo de assessores". Como forma de introduzir o tema da aula, o grupo foi estimulado a falar o que sabia a respeito de Direito Internacional, sua importância e sua finalidade.

Em seguida, Diego traçou um panorama a respeito da evolução do Direito Internacional Público até os dias atuais e abordou alguns de seus aspectos fundamentais, como seus atores principais, suas fontes e seu propósito. Também explicou para os alunos a diferença entre Soft Law e Hard Law, e passou noções introdutórias de Direito Internacional Privado. Em um último momento, falou-se a respeito da Corte Internacional de Justiça e da importância e presença do Direito Internacional a partir de casos reais, estimulando assim um debate entre os alunos.


A próxima aula do curso será no dia 15 de maio, com o tema A simulação da ONU e as Teorias das Relações Internacionais.

Até lá!

Nenhum comentário: