domingo, 23 de maio de 2010

Quarta aula - Curso de Extensão

No dia 15 de maio foi realizada a quarta aula do curso de extensão do UFRGSMUN, com o tema "Teorias de Relações Internacionais"!

A aula do Prof. Thomaz Santos (Advogado e Doutorando em Direito/UFRGS) iniciou com uma breve explicação sobre as agendas de pesquisa em Relações Internacionais. Em seguida, Thomaz apresentou à turma as principais teorias de RI – Realismo, Liberalismo e Teorias Críticas - e suas subdivisões, para finalizar concluindo sobre a validade das teorias para simulações e situações concretas em geral.

Em seguida, a turma pôde discutir a aplicação das teorias de RI em casos práticos, como a posição do Brasil em relação ao Irã e a presença dos Estados Unidos no Iraque.

Para finalizar, foi a vez de Diego Canabarro falar à turma sobre as teorias de maneira mais ampla, envolvendo também conceitos da Sociologia e outros ramos das Ciências Humanas. Diego também propôs exercícios de participação e dinâmicas de grupo, como o já conhecido “Jogo da Moedinha”, além da simulação do Dilema do Prisioneiro e da realização de uma atividade onde os participantes, divididos em grupos, deveriam colher o maior número de assinaturas em uma folha. Esta atividade ajudou os alunos a compreender melhor as diversas formas de cooperação entre os Estados no Sistema Internacional.


Nenhum comentário: