sábado, 29 de maio de 2010

Quinta aula - Curso de Extensão

No dia 22 de maio tivemos a presença da ex-Secretária Geral do UFRGSMUN, Helena Lobato da Jornada, e do ex-Secretário Acadêmico do UFRGSMUN, Gustavo Meira Carneiro, ministrando mais uma aula do curso de extensão!

A aula, que tinha como tema “Atuando como Delegado”, foi bastante informativa e com certeza uma das mais divertidas do curso!

Helena e Gustavo começaram explicando para a turma, através de experiências pessoais em MUNs nacionais e internacionais, como deve agir um bom delegado, qual postura deve-se adotar dentro e fora dos comitês e como deve ser o relacionamento entre delegado e a mesa diretora do comitê. Além disso, a turma recebeu dicas de como estudar para um MUN, de estratégias, de como formar alianças e elaborar documentos.

Após uma revisão geral das regras, foi a vez de os alunos escolherem um país e entrar na simulação pela primeira vez! O resultado foi muita risada e descontração com temas engraçados e países fictícios!

domingo, 23 de maio de 2010

Quarta aula - Curso de Extensão

No dia 15 de maio foi realizada a quarta aula do curso de extensão do UFRGSMUN, com o tema "Teorias de Relações Internacionais"!

A aula do Prof. Thomaz Santos (Advogado e Doutorando em Direito/UFRGS) iniciou com uma breve explicação sobre as agendas de pesquisa em Relações Internacionais. Em seguida, Thomaz apresentou à turma as principais teorias de RI – Realismo, Liberalismo e Teorias Críticas - e suas subdivisões, para finalizar concluindo sobre a validade das teorias para simulações e situações concretas em geral.

Em seguida, a turma pôde discutir a aplicação das teorias de RI em casos práticos, como a posição do Brasil em relação ao Irã e a presença dos Estados Unidos no Iraque.

Para finalizar, foi a vez de Diego Canabarro falar à turma sobre as teorias de maneira mais ampla, envolvendo também conceitos da Sociologia e outros ramos das Ciências Humanas. Diego também propôs exercícios de participação e dinâmicas de grupo, como o já conhecido “Jogo da Moedinha”, além da simulação do Dilema do Prisioneiro e da realização de uma atividade onde os participantes, divididos em grupos, deveriam colher o maior número de assinaturas em uma folha. Esta atividade ajudou os alunos a compreender melhor as diversas formas de cooperação entre os Estados no Sistema Internacional.


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Terceira aula - Curso de Extensão

No último sábado, dia 8 de maio, aconteceu a terceira aula do curso de extensão, ministrada mais uma vez pelo ex-Secretário-Geral do UFRGSMUN Diego Canabarro (Advogado, Pesquisador do CEGOV/UFRGS, Doutorando em Ciência Política/UFRGS).


No início da aula, Diego solicitou que fossem à frente do auditório um aluno de cada curso de graduação presente - Administração, Direito, Economia e Relações Internacionais - e mais um membro do staff do UFRGSMUN 2010, compondo o que foi chamado "grupo de assessores". Como forma de introduzir o tema da aula, o grupo foi estimulado a falar o que sabia a respeito de Direito Internacional, sua importância e sua finalidade.

Em seguida, Diego traçou um panorama a respeito da evolução do Direito Internacional Público até os dias atuais e abordou alguns de seus aspectos fundamentais, como seus atores principais, suas fontes e seu propósito. Também explicou para os alunos a diferença entre Soft Law e Hard Law, e passou noções introdutórias de Direito Internacional Privado. Em um último momento, falou-se a respeito da Corte Internacional de Justiça e da importância e presença do Direito Internacional a partir de casos reais, estimulando assim um debate entre os alunos.


A próxima aula do curso será no dia 15 de maio, com o tema A simulação da ONU e as Teorias das Relações Internacionais.

Até lá!