sexta-feira, 20 de maio de 2011

4a Aula do Curso de Extensão - Prof. José Miguel Quedi Martins

No último sábado, ocorreu o quarto encontro do Curso de Extensão do UFRGSMUN 2011. O professor de Relações Internacionais da UFRGS José Miguel Quedi Martins ofereceu aos participantes uma exposição sobre a relação entre as Organizações Regionais, o Sistema ONU e a Governança Global.

Nos últimos anos, o UFRGSMUN tem atribuído crescente importância ao papel do regionalismo no Sistema Internacional com a simulação do North Atlantic Council (NAC) nos anos de 2009 e 2010, e do ASEAN Regional Forum, presente em 2011.

A palestra foi diferenciada das demais, sendo mais analítica que descritiva.

O professor José Miguel abordou a construção do cenário internacional no pós-Segunda Guerra Mundial, bem como a construção da ONU e das demais instituições internacionais surgidas no período, bem como as principais evoluções políticas e econômicas ligadas às organizações internacionais da Guerra Fria até hoje.

Na visão do professor, o regionalismo surge, não como ameaça ao multilateralismo, mas como reflexo de sua incapacidade de lidar com determinadas questões de interesse internacional, constituindo-se, portanto, como um suporte à ação do Sistema ONU e ao estabelecimento de uma governança global mais efetiva.
Essa governança não seria, portanto, um sinônimo imediato de Governo, de modo que uma governança global bem-sucedida não implica necessariamente o fim da anarquia no Sistema Internacional, mas em maior estabilidade e respeito aos regimes internacionais por parte dos Estados Soberanos.

E amanhã, sábado (21/5), teremos nosso quinto encontro. Trataremos da preparação para a atuação em um modelo: preparação acadêmica, regras, postura diplomática, negociação, oratória, redação de documentos e tudo o que envolve o ambiente modeleiro (incluindo boas histórias...). Até lá!

Nenhum comentário: