segunda-feira, 9 de maio de 2011

3ª aula do Curso de Extensão – Prof. Lucas Kerr – Teoria das Relações Internacionais

Mais uma vez, não houve quem tenha se arrependido de acordar cedo no sábado para assistir à aula do Curso de Extensão que se dedicou à teoria das Relações Internacionais. Fundamental para qualquer modeleiro, a teoria que está por trás dos discursos dos nossos “fellow delegates” durante as sessões pode fazer toda a diferença.

O Prof. Lucas Kerr nos deu uma aula não só de teoria, mas com noções de metodologia científica e muita história das RI. Foram abordados temas da história do Brasil nas RI, da escalada nuclear da Guerra Fria, e muitos outros tópicos muito interessantes, sempre acompanhados do seu paralelo teórico para explicar o comportamento dos Estados no Sistema Internacional.

Primeiramente, o Professor abordou a teoria como um modo de ver e descrever um fenômeno. Falou, então, das diferenças entre as ciências humanas e exatas, e como na primeira os conceitos de que se parte para a formulação teórica são, muitas vezes, fluidos, ao contrário das ciências exatas.

Então, foram apresentadas quatro grandes teorias, que são “óculos com os quais se observa os fenômenos”, o Realismo, o Liberalismo/Institucionalismo, o Marxismo/Globalismo e o Construtivismo. Dentro de cada uma dessas teorias, o Prof. Lucas explicou quais são suas visões, quais são seus atores centrais nas Relações Internacionais e como esses se comportam, quais suas posições acerca da utilidade das Organizações Internacionais e demais sistemas de cooperação e qual tendência dos Estados em relação a estas Organizações.

Foram extremamente interessantes as divisões que se deram na palestra subsequentemente. O Professor discorreu sobre negociação e barganha, dando exemplos de como os Estados podem utilizar seu poder como “leverage” no cenário Internacional, o que é fundamental para qualquer modeleiro. Abordou a teoria dos jogos, e explicou os movimentos de dissuasão por parte dos Estados. Dentro dessa temática, trouxe exemplos de como funciona o mercado e como ele é análogo às Relações Internacionais, como os Estados tendem ao caos quando tem diante de si poucas informações sobre a ação dos outros Estados, levando à insegurança internacional.

Saímos de lá sem dúvida de que Teoria das RI se aplica, e muito! Seja em como nós olhamos para os fenômenos das Relações Internacionais, seja para utilizarmos a negociação e barganha nos modelos.

Recados:

O UFRGSMUN está montando uma delegação para o AMUN – America’s Model United Nations, que acontece em Julho em Brasília. O AMUN é a simulação mais antiga no Brasil, e é uma experiência memorável. Fizemos uma convocatória no curso, pois as inscrições acabam na próxima sexta. Para mais informações, http://www.amun.org.br/2011/, onde constam os comitês, os tópicos, os valores e etc.

Quaisquer dúvidas, contatar o Raoni Fonseca Duarte, Diretor de Relações Públicas do UFRGSMUN, através do ufrgsmun@gmail.com, que está encarregado de dar informações sobre nossa delegação desse ano. Vale lembrar que a delegação do UFRGSMUN não necessariamente é composta de alunos da UFRGS, e que qualquer interessado pode se inscrever conosco, em grupo, onde é mais fácil obter informações concentradas e organizar quartos/vôos/transporte. Qualquer curso é mais do que estimulado a participar, e não precisa estar inscrito no Curso de Extensão, tampouco.

Novatos, não tenham medo! Só se aprende mesmo participando do modelo, e não há nenhuma experiência acadêmica tão gratificante e completa quanto. O AMUN, com sua tradição no Brasil, é uma excelente maneira de começar. Para detalhes sobre simulações passadas e como elas funcionam, vocês também podem falar com qualquer pessoa do staff informalmente. Todos ficarão muito felizes em contar suas experiências em modelos.

Até semana que vem, em que o Prof. Dr. José Miguel Quedi Martins, da Faculdade de Relações Internacionais da UFRGS, dará uma palestra sobre Organizações Regionais, ONU e Governança Global!

Nenhum comentário: