domingo, 29 de maio de 2011

Palestras da Semana Acadêmica

Nessa quarta-feira, durante a Semana Acadêmica das Relações Internacionais (organizada pelo Centro Estudantil da RI CERI), o UFRGSMUN teve a honra de proporcionar aos alunos do curso duas palestras com temas relacionados a tópicos nossos desse ano.

A primeira foi ministrada pelo doutorando Fabrício Ávila, parceiro do UFRGSMUN desde 2008, sobre saneamento e densidade geográfica, assuntos correlatos do tópico do SPECPOL sobre geopolítica da água (Multinational sources of fresh water and international security). Ele expôs a importância de um saneamento eficiente para o desenvolvimento de um país, maneiras de implementá-lo e, além disso, a sua importância no que diz respeito à densidade demográfica, fator chave para crescimento econômico e industrialização. Por fim ainda analisou isso com uma perspectiva global e como as mudanças demográficas internacionais podem afetar as RI.


No segundo momento, a doutoranda Camila Vicenci, que já havia dado aula de DIP no curso de vendidagem de certa forma "dinossaura" do UFRGSMUN —, falou sobre assassinatos extrajudiciais, em especial os targeted killings (assassinatos seletivos/pontuais), cujo maior exemplo hoje seria a morte do Osama bin Laden. Essa palestra expôs perfeitamente os dilemas de Direito Internacional com respeito ao assunto e que serão abordados pelo UNHRC (Conselho de Direitos Humanos) durante o UFRGSMUN em novembro.

Desnecessário falar, mas ambas as palestras foram ótimas e bastante instrutivas. Mostraram que em várias áreas das RI há complicações cujas soluções não são facilmente atingíveis, pois são temas nem um pouco consensuais... Enfim, são assuntos ótimos que merecem ser debatidos. E serão: daqui a 5 meses, de 2 a 6 de novembro!

Understanding beyond solutions. UFRGSMUN: beyond modelling.

Nenhum comentário: