quinta-feira, 26 de maio de 2011

UFRGSMUN Back In School

Pois então, na última terça-feira, dia 24 de maio, aconteceu a primeira aula do UFRGSMUN Back In School (BIS) no Colégio de Aplicação da UFRGS para duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Os palestrantes foram o diretor do projeto, Aírton G. Martins, o ex-diretor do mesmo de edições anteriores do UFRGSMUN e atual diretor do SPECPOL, Walter Zilio de Souza, o diretor de relações públicas, Raoni F. Duarte, e este que vos escreve.

Pra quem não sabe o que é o BIS, ele é um projeto que leva o UFRGSMUN e a modelagem para alunos de escolas públicas. O objetivo dele é oferecer a esses alunos do Ensino Médio um panorama inovador das temáticas internacionais (especialmente o Sistema ONU), tratando de assuntos importantes no cenário internacional que também afetam o seu cotidiano. Esse projeto é uma forma do UFRGSMUN retribuir à sociedade o investimento feito com o ensino superior gratuito.

Na terça, o que fizemos foi basicamente, num primeiro momento, explicar o que é a ONU e seu sistema, contando casos internacionais, notadamente do Conselho de Segurança e da Corte Internacional de Justiça; e, num segundo momento, o Walter realizou uma palestra sobre mudanças climáticas e aquecimento global, tema da simulação da qual eles participarão em duas semanas.

Algumas fotos da dinâmica (a das moedas/feijões) que fizemos com eles e também da palestra do Walter:


O resultado desse primeiro dia foi bastante satisfatório. Grande parte da turma participou ativamente durante a apresentação e a palestra, e todos divertiram-se com a dinâmica. A curiosidade (e perspicácia!) das turmas acerca dos assuntos foi surpreendentemente gratificante.

O próximo encontro acontecerá daqui a umas duas semanas, quando retornaremos a essas mesmas turmas para simular com elas o UNDP sobre mudanças climáticas.

Até o próximo post!

Nenhum comentário: