terça-feira, 21 de junho de 2011

Curso de vendidagem: o balanço final

Olá a todos! Como prometi no meu último post sobre o curso de extensão, aqui estou para escrever considerações gerais sobre o curso "Simulações como ferramenta de ensino e aprendizagem em Relações Internacionais". Ele foi realizado entre abril e junho desse ano aos sábados pela manhã na Faculdade de Direito e na de Ciências Ecômicas da UFRGS. Seu objetivo principal foi preparar os alunos para o mundo das simulações, isto é, para que não chegassem totalmente inexperientes ao AMUN, agora em julho, e ao UFRGSMUN, em novembro.

Para isso, foram dadas cinco aulas e foram feitas três minissimulações. As primeiras incluíram temas como o Sistema ONU, Direito Internacional Público, Teorias de Relações Internacionais, governança global e organizações regionais, além de uma aula preparatória mais direta de como ser um bom modeleiro. Já as minissimulações incluíram o Conselho de Segurança (para pegarem o gosto de discutir), a Assembleia Geral (para se familiarizarem com as regras) e a OTAN (para a tomada de agenda - e eventual lida com crises).

Como um todo, a tentativa foi mostrar que, de fato, os modelos das Nações Unidas são extremamente úteis para se aprender  e ensinar!  sobre muitos temas e áreas relacionados às Relações Internacionais (incluindo aqui todos os cursos afins, sem nenhum demérito, tais como: Economia, Direito, Ciências Sociais). Além disso, as três simulações realizadas ao fim apresentaram debates muito bons, e pude perceber que os participantes já se habituaram minimamente com as regras.

Por fim, tivemos grande satisfação ao lermos os resultados da pesquisa de opinião realizada ao término do curso: mais de 85% dos alunos pretendem participar do UFRGSMUN e a mesma porcentagem de pessoas avaliou o curso com notas extremamente positivas (9 e 10). Assim sendo, conseguimos dar um belo pontapé inicial na geração de futuros modeleiros e de, quem sabe, futuros membros do staff de UFRGSMUNs vindouros.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário: