quinta-feira, 16 de junho de 2011

UFRGSMUN Back In School 2

Terça-feira passada, dia 14 de junho, a equipe do UFRGSMUN retornou ao Colégio de Aplicação para fazermos enfim as simulações com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O comitê escolhido foi a Assembleia Geral da ONU, que debateria mudanças climáticas. Sobre este assunto já realizáramos uma palestra, que vocês podem ler no post anterior sobre o BIS.

As duas turmas com as quais simulamos se mostraram muito interessadas e empolgadas, uma vez que entenderam a dinâmica da discussão. Foi bastante interessante ver em ambas a animosidade para com os representantes dos Estados Unidos: vaias. Aliás, a falta de decoro foi frequente, mas não de uma forma negativa, para depreciar/atrapalhar o orador por exemplo. Muitos já estavam imersos na simulação e conversavam paralelamente sobre como acusar outros delegados.

Outro aspecto inusitado foi a imensa franqueza dos alunos em seus discursos. Sem se preocupar com a enrolação diplomática costumeira, puderam ver claramente qual a posição dos países a respeito de mudanças climáticas e redução das emissões de CO2 na atmosfera. Uma representante dos EUA chegou a dizer que só prejudicariam a sua economia (reduzindo as emissões do gás) se a China também o fizesse com o intuito de frear o seu desenvolvimento. Outra pérola foi a afirmação da delegada do Japão da segunda turma que o seu povo era mais inteligente que o americano, pois consegue conciliar o status de país desenvolvido com medidas ambientais robustas.

As simulações foram, então, um grande sucesso. Escutei alguns discursos muito bons, como o de um certo delegado da África do Sul que permaneceu calado por quase toda a sessão, mas que, quando falou, falou bonito e com conteúdo. Deu bastante satisfação quando vários alunos que não haviam estudado, ao perceber que MUNs são legais e diferentes do método ortodoxo de ensino/aprendizagem, pediram que houvesse mais simulações com eles para que pudessem se preparar melhor. Ou seja, o resultado foi ótimo e provavelmente voltaremos semestre que vem.

Algumas fotos:

Nenhum comentário: