domingo, 26 de junho de 2011

Novo vídeo promocional

Confiram o mais novo vídeo promocional do UFRGSMUN 2011. Nele há imagens de Porto Alegre e do curso de extensão realizado entre abril e junho deste ano. Eis:
Aguardem os próximos e não se esqueçam que as inscrições abrem dia 8 de agosto!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Curso de vendidagem: o balanço final

Olá a todos! Como prometi no meu último post sobre o curso de extensão, aqui estou para escrever considerações gerais sobre o curso "Simulações como ferramenta de ensino e aprendizagem em Relações Internacionais". Ele foi realizado entre abril e junho desse ano aos sábados pela manhã na Faculdade de Direito e na de Ciências Ecômicas da UFRGS. Seu objetivo principal foi preparar os alunos para o mundo das simulações, isto é, para que não chegassem totalmente inexperientes ao AMUN, agora em julho, e ao UFRGSMUN, em novembro.

Para isso, foram dadas cinco aulas e foram feitas três minissimulações. As primeiras incluíram temas como o Sistema ONU, Direito Internacional Público, Teorias de Relações Internacionais, governança global e organizações regionais, além de uma aula preparatória mais direta de como ser um bom modeleiro. Já as minissimulações incluíram o Conselho de Segurança (para pegarem o gosto de discutir), a Assembleia Geral (para se familiarizarem com as regras) e a OTAN (para a tomada de agenda - e eventual lida com crises).

Como um todo, a tentativa foi mostrar que, de fato, os modelos das Nações Unidas são extremamente úteis para se aprender  e ensinar!  sobre muitos temas e áreas relacionados às Relações Internacionais (incluindo aqui todos os cursos afins, sem nenhum demérito, tais como: Economia, Direito, Ciências Sociais). Além disso, as três simulações realizadas ao fim apresentaram debates muito bons, e pude perceber que os participantes já se habituaram minimamente com as regras.

Por fim, tivemos grande satisfação ao lermos os resultados da pesquisa de opinião realizada ao término do curso: mais de 85% dos alunos pretendem participar do UFRGSMUN e a mesma porcentagem de pessoas avaliou o curso com notas extremamente positivas (9 e 10). Assim sendo, conseguimos dar um belo pontapé inicial na geração de futuros modeleiros e de, quem sabe, futuros membros do staff de UFRGSMUNs vindouros.

Até a próxima postagem!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

UFRGSMUN Back In School 2

Terça-feira passada, dia 14 de junho, a equipe do UFRGSMUN retornou ao Colégio de Aplicação para fazermos enfim as simulações com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O comitê escolhido foi a Assembleia Geral da ONU, que debateria mudanças climáticas. Sobre este assunto já realizáramos uma palestra, que vocês podem ler no post anterior sobre o BIS.

As duas turmas com as quais simulamos se mostraram muito interessadas e empolgadas, uma vez que entenderam a dinâmica da discussão. Foi bastante interessante ver em ambas a animosidade para com os representantes dos Estados Unidos: vaias. Aliás, a falta de decoro foi frequente, mas não de uma forma negativa, para depreciar/atrapalhar o orador por exemplo. Muitos já estavam imersos na simulação e conversavam paralelamente sobre como acusar outros delegados.

Outro aspecto inusitado foi a imensa franqueza dos alunos em seus discursos. Sem se preocupar com a enrolação diplomática costumeira, puderam ver claramente qual a posição dos países a respeito de mudanças climáticas e redução das emissões de CO2 na atmosfera. Uma representante dos EUA chegou a dizer que só prejudicariam a sua economia (reduzindo as emissões do gás) se a China também o fizesse com o intuito de frear o seu desenvolvimento. Outra pérola foi a afirmação da delegada do Japão da segunda turma que o seu povo era mais inteligente que o americano, pois consegue conciliar o status de país desenvolvido com medidas ambientais robustas.

As simulações foram, então, um grande sucesso. Escutei alguns discursos muito bons, como o de um certo delegado da África do Sul que permaneceu calado por quase toda a sessão, mas que, quando falou, falou bonito e com conteúdo. Deu bastante satisfação quando vários alunos que não haviam estudado, ao perceber que MUNs são legais e diferentes do método ortodoxo de ensino/aprendizagem, pediram que houvesse mais simulações com eles para que pudessem se preparar melhor. Ou seja, o resultado foi ótimo e provavelmente voltaremos semestre que vem.

Algumas fotos:

sábado, 11 de junho de 2011

8ª aula do curso de extensão - OTAN

Hoje de manhã aconteceu a última aula do curso de extensão do UFRGSMUN na Faculdade de Ciências Econômicas. O comitê que os alunos simularam foi a OTAN, importante organização regional simulada em 2009 e 2010. O objetivo da aula de hoje foi aprender os pormenores da decisão de agenda, tendo eles que decidir se debateriam as relações com a Rússia ou sobre a situação na Ásia Central.

Houve três turmas, cujas simulações ocorreram simultaneamente. Duas delas preferiram discutir a Ásia Central, e a outra, então, escolheu a Rússia. O staff do curso, uma vez tomada a agenda, organizou uma minicrise para ser resolvida (ou não) pelos participantes. O que me resta a dizer é que numa das salas, a OCX (Shanghai Cooperation Organization) interveio militarmente no Cazaquistão em resposta a um golpe de estado organizado por supostos extremistas islâmicos, posto que a OTAN estivesse lenta em suas deliberações. Bom, todas as turmas ficaram de parabéns, pois conseguiram discutir bastante, mesmo com algumas (poucas) trapalhadas dos chairs.

É isso. Em breve escreverei uma postagem compilando toda a experiência do curso de extensão. Aguardem!

domingo, 5 de junho de 2011

7ª aula do curso de extensão - GA

Pois bem, ontem teve a penúltima aula do nosso curso de extensão. A finalidade da mesma era habituar os futuros modeleiros às regras de debate da Assembleia Geral (GA), sendo que o tópico debatido foi a reforma da ONU, em especial a do Conselho de Segurança. Ah, sim, os delegados também tiveram que elaborar e entregar position papers, para já irem se acostumando igualmente com isso. Houve duas turmas, e ambas apresentaram ótimas discussões. Alguns futuros delegados aparentaram de fato já terem aprendido como se utilizar das regras a seu favor (e a favor de um debate mais fluido).

Semana que vem haverá a última aula do curso. Nela será simulada a OTAN com o intuito de treinar a definição de agenda. Eles terão de decidir se querem discutir as relações com a Rússia ou a situação dos países centro-asiáticos. Devido às simulações anteriores, tenho altas expectativas quanto a esse debate! Turmas realmente bastante promissoras.

Até a próxima postagem!