domingo, 29 de maio de 2011

6ª aula do curso de extensão — UNSC

Ontem houve a sexta aula do curso de extensão do UFRGSMUN e primeiro dia de simulação e aprendizado prático das regras de um MUN. A turma foi dividida em três pra oferecer aos alunos um debate mais dinâmico, duas em inglês e a outra em português. O comitê escolhido foi o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU/UNSC) para discutir a situação da Líbia, tópico do UFRGSMUN desse ano.

Apesar dos percalços operacionais (uma sala sem chave, outra apertada), as simulações ocorreram muito bem e bastante fluidas. Preciso dizer, inclusive, que todas as turmas trabalharam bastante, com debates muito bons, e uma chegou até a apresentar uma resolução vetada pela China. A nova geração de modeleiros promete muito!

Semana que vem, simularemos uma Assembleia Geral sobre a reforma da ONU, dando especial atenção ao Conselho de Segurança. Aliás, para esse penúltimo encontro, os participantes já deverão fazer position papers, documento bastante importante em qualquer MUN.

E era isso! Até a próxima postagem!

Palestras da Semana Acadêmica

Nessa quarta-feira, durante a Semana Acadêmica das Relações Internacionais (organizada pelo Centro Estudantil da RI CERI), o UFRGSMUN teve a honra de proporcionar aos alunos do curso duas palestras com temas relacionados a tópicos nossos desse ano.

A primeira foi ministrada pelo doutorando Fabrício Ávila, parceiro do UFRGSMUN desde 2008, sobre saneamento e densidade geográfica, assuntos correlatos do tópico do SPECPOL sobre geopolítica da água (Multinational sources of fresh water and international security). Ele expôs a importância de um saneamento eficiente para o desenvolvimento de um país, maneiras de implementá-lo e, além disso, a sua importância no que diz respeito à densidade demográfica, fator chave para crescimento econômico e industrialização. Por fim ainda analisou isso com uma perspectiva global e como as mudanças demográficas internacionais podem afetar as RI.


No segundo momento, a doutoranda Camila Vicenci, que já havia dado aula de DIP no curso de vendidagem de certa forma "dinossaura" do UFRGSMUN —, falou sobre assassinatos extrajudiciais, em especial os targeted killings (assassinatos seletivos/pontuais), cujo maior exemplo hoje seria a morte do Osama bin Laden. Essa palestra expôs perfeitamente os dilemas de Direito Internacional com respeito ao assunto e que serão abordados pelo UNHRC (Conselho de Direitos Humanos) durante o UFRGSMUN em novembro.

Desnecessário falar, mas ambas as palestras foram ótimas e bastante instrutivas. Mostraram que em várias áreas das RI há complicações cujas soluções não são facilmente atingíveis, pois são temas nem um pouco consensuais... Enfim, são assuntos ótimos que merecem ser debatidos. E serão: daqui a 5 meses, de 2 a 6 de novembro!

Understanding beyond solutions. UFRGSMUN: beyond modelling.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

UFRGSMUN Back In School

Pois então, na última terça-feira, dia 24 de maio, aconteceu a primeira aula do UFRGSMUN Back In School (BIS) no Colégio de Aplicação da UFRGS para duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Os palestrantes foram o diretor do projeto, Aírton G. Martins, o ex-diretor do mesmo de edições anteriores do UFRGSMUN e atual diretor do SPECPOL, Walter Zilio de Souza, o diretor de relações públicas, Raoni F. Duarte, e este que vos escreve.

Pra quem não sabe o que é o BIS, ele é um projeto que leva o UFRGSMUN e a modelagem para alunos de escolas públicas. O objetivo dele é oferecer a esses alunos do Ensino Médio um panorama inovador das temáticas internacionais (especialmente o Sistema ONU), tratando de assuntos importantes no cenário internacional que também afetam o seu cotidiano. Esse projeto é uma forma do UFRGSMUN retribuir à sociedade o investimento feito com o ensino superior gratuito.

Na terça, o que fizemos foi basicamente, num primeiro momento, explicar o que é a ONU e seu sistema, contando casos internacionais, notadamente do Conselho de Segurança e da Corte Internacional de Justiça; e, num segundo momento, o Walter realizou uma palestra sobre mudanças climáticas e aquecimento global, tema da simulação da qual eles participarão em duas semanas.

Algumas fotos da dinâmica (a das moedas/feijões) que fizemos com eles e também da palestra do Walter:


O resultado desse primeiro dia foi bastante satisfatório. Grande parte da turma participou ativamente durante a apresentação e a palestra, e todos divertiram-se com a dinâmica. A curiosidade (e perspicácia!) das turmas acerca dos assuntos foi surpreendentemente gratificante.

O próximo encontro acontecerá daqui a umas duas semanas, quando retornaremos a essas mesmas turmas para simular com elas o UNDP sobre mudanças climáticas.

Até o próximo post!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nova parceria do UFRGSMUN: ISAPE

É com grande satisfação que venho aqui anunciar a nova parceria institucional de longo prazo do UFRGSMUN, com o ISAPE — Instituto Sul-Americano de política e Estratégia —, para incentivar a pesquisa na comunidade acadêmica do Sul do Brasil. O apoio mútuo abre muitas oportunidades para o UFRGSMUN divulgar seu trabalho de pesquisa e de fomentar o debate acadêmico acerca de temas relevantes da agenda internacional, notadamente os tópicos escolhidos por nós para serem simulados em nosso MUN.

Enfim, aqui está a apresentação oficial do ISAPE:

O Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) é uma organização sem fins lucrativos voltada à realização de pesquisa, ensino e consultoria na área de Estudos Estratégicos. O Instituto busca ampliar a inovação no estudo da guerra mediante a integração de temas correlatos, tais como: Política e Segurança Internacionais, Integração Regional, Economia, Administração, Tecnologia, Filosofia e Religião.

O ISAPE tem sede em Porto Alegre e conta com o apoio de pesquisadores com formação em diferentes áreas do conhecimento. Tem como missão auxiliar a elaboração de políticas públicas no Brasil ou no exterior, voltadas para a promoção da soberania, da cidadania, do desenvolvimento sustentável e da Integração Sul-Americana.

Convém ressaltar que a parceria não limita de forma alguma a autonomia do staff acadêmico, principalmente dos diretores dos comitês, quanto à elaboração dos guias de estudo e sua pesquisa. O UFRGSMUN foi, é e sempre será um evento feito por alunos universitários para alunos universitários.

O primeiro fruto dessa nova parceria virá provavelmente no mês que vem com o início de um ciclo de palestras do UFRGSMUN. Aguardem!

domingo, 22 de maio de 2011

MUNDO CMPA - primeiro MUN secundarista do RS


É com grande orgulho que venho anunciar que o UFRGSMUN é parceiro e fomentador do projeto MUNDO CMPA, que será o primeiro modelo das Nações Unidas secundarista do Rio Grande do Sul, quiçá da região sul do Brasil. A simulação ocorrerá no Colégio Militar de Porto Alegre dos dias 17 a 19 de junho. Essa primeira edição será somente para alunos do mesmo, mas servirá de laboratório para a criação de um novo MUN para todos os colégios de Porto Alegre e do RS no ano que vem.


O staff administrativo é composto por alunos do CMPA com a ajuda dos seus professores, e o staff acadêmico consiste por sua vez do pessoal do UFRGSMUN 2011, sendo que Aírton G. Martins, diretor do projeto UFRGSMUN Back In School, e Raoni Fonseca Duarte, Diretor de Relações Públicas, foram fundamentais no fechamento da parceria.

Enfim, os Secretariado administrativo do MUNDO CMPA:
- AL. OTÁVIO LUCAS - Diretor Geral
- AL. OZORIO - Diretor de Finanças
- AL. FINGER - Diretor de Publicidade
- AL. LUIZA CABISTANI - Diretora de Eventos
- AL. MARIANNA STREIT - Diretora de Relações Públicas

- CAP. QUEIROZ - Militar Orientador
- TEN. LAPENTA - Orientador Artístico
- PROF. PAUTASSO - Professor Orientador

O UFRGSMUN estará presente durante a simulação para fazer a moderação e confiamos bastante no sucesso do evento.

Até a próxima postagem!

sábado, 21 de maio de 2011

2ª Reunião Geral

Hoje à tarde ocorreu a segunda reunião geral do staff do UFRGSMUN com propósitos acadêmicos e administrativos. Ela começou "levemente" atrasada, mas o atraso foi bastante útil para aumentar a integração intra-staff. Jogamos bastante conversa fora antes de iniciar a reunião em si.

Bom, primeiramente o Secretariado deu um feedback para os comitês sobre a revisão das partes já enviadas dos guias de estudo. Falou-se um a um com os seis comitês, tanto diretores quanto assistentes. A propósito, para quem ainda não sabe ou não lembra, os comitês desse ano são: Conselho de Segurança, Fórum Regional da ASEAN, Banco Mundial, Corte Internacional de Justiça, Conselho de Direitos Humanos da ONU e o SPECPOL. Confiram os respectivos tópicos num post logo abaixo!

Logo após partiu-se de fato para a reunião geral e nela falamos sobre o Back In School, projeto de levar as simulações para colégios públicos incitando a curiosidade e o apreço por MUNs, cuja primeira aula é nessa terça-feira, dia 24/05. Também falou-se a respeito do curso de extensão, cujas três próximas aulas serão, na verdade, simulações, nas quais o staff treinará as regras para já atingir uma excelência nesse sentido para o UFRGSMUN em novembro. Além disso, divulgamos novas parcerias e projetos, que serão abordados aqui no blog muito em breve.

Depois de algumas horas, a reunião em si terminou e alguns ficaram mais tempo no local para deliberar sobre a aula do BIS. Momento no qual percebemos que o Canadá tem um feijãozinho só. ;-D

Enfim, era isso. Mais (ótimas) notícias amanhã!

5ª aula do curso de extensão

Hoje aconteceu a quinta aula do curso de extensão do UFRGSMUN, o curso de vendidagem sadia. Ela foi sobre como se preparar para um modelo e como ser um bom delegado. Os "professores" ministrantes foram o atual Secretário-Geral do UFRGSMUN, Bruno G. Guimarães, os Secretários Acadêmicos Luíza Leão e Athos Munhoz, e o Diretor de Relações Públicas Raoni F. Duarte.

A aula foi um bate-papo dinâmico sobre como simular, explicando o antes e o durante de um MUN com muitas histórias engraçadas do modelândia — e embaraçosas também. No primeiro momento, explicou-se a importância de LER O STUDY GUIDE (e as regras), mostrando que a maioria dos problemas que surgem numa simulação de fato pode ser resolvida ou nem existiria se os delegados lessem o guia de estudos. Entre outras coisas muito importantes antes do modelo, também falou-se sobre a realização da pesquisa, a escrita de um documento de posição oficial (position paper) e a elaboração prévia de estratégia de debate e negociação.

Na segunda parte, sobre o durante uma simulação, foram explicados fatos básicos como postura diplomática (respeito, decoro, vestimenta adequada), os tipos de documento e as regras básicas. Então houve muitas histórias engraçadas do mundo modeleiro brasileiro (e internacional). Bueno, essa parte finalizou-se com uma reiteração de que delegados devem sempre seguir a política externa de seu país designado.

Por fim, um terceiro momento surgiu, nele falou-se sobre o depois de um MUN: a DPS — Depressão Pós-Simulação —, a perda de sentido da vida, entrada pro staff, novas amizades e redes de contato.

Bom, os alunos mostraram-se bastante entusiasmados com a aula e poderão, a partir de sábado que vem, pôr em prática o que aprenderam em simulações da simulação. Próximas aulas serão debates curtos, uma sessão apenas, para melhor aprendizado de regras e, claro, para começar a pegar gosto por essa vida modeleira. Sábado que vem: Conselho de Segurança discutindo a situação da Líbia.

Até o próximo post!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

4a Aula do Curso de Extensão - Prof. José Miguel Quedi Martins

No último sábado, ocorreu o quarto encontro do Curso de Extensão do UFRGSMUN 2011. O professor de Relações Internacionais da UFRGS José Miguel Quedi Martins ofereceu aos participantes uma exposição sobre a relação entre as Organizações Regionais, o Sistema ONU e a Governança Global.

Nos últimos anos, o UFRGSMUN tem atribuído crescente importância ao papel do regionalismo no Sistema Internacional com a simulação do North Atlantic Council (NAC) nos anos de 2009 e 2010, e do ASEAN Regional Forum, presente em 2011.

A palestra foi diferenciada das demais, sendo mais analítica que descritiva.

O professor José Miguel abordou a construção do cenário internacional no pós-Segunda Guerra Mundial, bem como a construção da ONU e das demais instituições internacionais surgidas no período, bem como as principais evoluções políticas e econômicas ligadas às organizações internacionais da Guerra Fria até hoje.

Na visão do professor, o regionalismo surge, não como ameaça ao multilateralismo, mas como reflexo de sua incapacidade de lidar com determinadas questões de interesse internacional, constituindo-se, portanto, como um suporte à ação do Sistema ONU e ao estabelecimento de uma governança global mais efetiva.
Essa governança não seria, portanto, um sinônimo imediato de Governo, de modo que uma governança global bem-sucedida não implica necessariamente o fim da anarquia no Sistema Internacional, mas em maior estabilidade e respeito aos regimes internacionais por parte dos Estados Soberanos.

E amanhã, sábado (21/5), teremos nosso quinto encontro. Trataremos da preparação para a atuação em um modelo: preparação acadêmica, regras, postura diplomática, negociação, oratória, redação de documentos e tudo o que envolve o ambiente modeleiro (incluindo boas histórias...). Até lá!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

3ª aula do Curso de Extensão – Prof. Lucas Kerr – Teoria das Relações Internacionais

Mais uma vez, não houve quem tenha se arrependido de acordar cedo no sábado para assistir à aula do Curso de Extensão que se dedicou à teoria das Relações Internacionais. Fundamental para qualquer modeleiro, a teoria que está por trás dos discursos dos nossos “fellow delegates” durante as sessões pode fazer toda a diferença.

O Prof. Lucas Kerr nos deu uma aula não só de teoria, mas com noções de metodologia científica e muita história das RI. Foram abordados temas da história do Brasil nas RI, da escalada nuclear da Guerra Fria, e muitos outros tópicos muito interessantes, sempre acompanhados do seu paralelo teórico para explicar o comportamento dos Estados no Sistema Internacional.

Primeiramente, o Professor abordou a teoria como um modo de ver e descrever um fenômeno. Falou, então, das diferenças entre as ciências humanas e exatas, e como na primeira os conceitos de que se parte para a formulação teórica são, muitas vezes, fluidos, ao contrário das ciências exatas.

Então, foram apresentadas quatro grandes teorias, que são “óculos com os quais se observa os fenômenos”, o Realismo, o Liberalismo/Institucionalismo, o Marxismo/Globalismo e o Construtivismo. Dentro de cada uma dessas teorias, o Prof. Lucas explicou quais são suas visões, quais são seus atores centrais nas Relações Internacionais e como esses se comportam, quais suas posições acerca da utilidade das Organizações Internacionais e demais sistemas de cooperação e qual tendência dos Estados em relação a estas Organizações.

Foram extremamente interessantes as divisões que se deram na palestra subsequentemente. O Professor discorreu sobre negociação e barganha, dando exemplos de como os Estados podem utilizar seu poder como “leverage” no cenário Internacional, o que é fundamental para qualquer modeleiro. Abordou a teoria dos jogos, e explicou os movimentos de dissuasão por parte dos Estados. Dentro dessa temática, trouxe exemplos de como funciona o mercado e como ele é análogo às Relações Internacionais, como os Estados tendem ao caos quando tem diante de si poucas informações sobre a ação dos outros Estados, levando à insegurança internacional.

Saímos de lá sem dúvida de que Teoria das RI se aplica, e muito! Seja em como nós olhamos para os fenômenos das Relações Internacionais, seja para utilizarmos a negociação e barganha nos modelos.

Recados:

O UFRGSMUN está montando uma delegação para o AMUN – America’s Model United Nations, que acontece em Julho em Brasília. O AMUN é a simulação mais antiga no Brasil, e é uma experiência memorável. Fizemos uma convocatória no curso, pois as inscrições acabam na próxima sexta. Para mais informações, http://www.amun.org.br/2011/, onde constam os comitês, os tópicos, os valores e etc.

Quaisquer dúvidas, contatar o Raoni Fonseca Duarte, Diretor de Relações Públicas do UFRGSMUN, através do ufrgsmun@gmail.com, que está encarregado de dar informações sobre nossa delegação desse ano. Vale lembrar que a delegação do UFRGSMUN não necessariamente é composta de alunos da UFRGS, e que qualquer interessado pode se inscrever conosco, em grupo, onde é mais fácil obter informações concentradas e organizar quartos/vôos/transporte. Qualquer curso é mais do que estimulado a participar, e não precisa estar inscrito no Curso de Extensão, tampouco.

Novatos, não tenham medo! Só se aprende mesmo participando do modelo, e não há nenhuma experiência acadêmica tão gratificante e completa quanto. O AMUN, com sua tradição no Brasil, é uma excelente maneira de começar. Para detalhes sobre simulações passadas e como elas funcionam, vocês também podem falar com qualquer pessoa do staff informalmente. Todos ficarão muito felizes em contar suas experiências em modelos.

Até semana que vem, em que o Prof. Dr. José Miguel Quedi Martins, da Faculdade de Relações Internacionais da UFRGS, dará uma palestra sobre Organizações Regionais, ONU e Governança Global!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

2ª aula do curso de extensão - Profª. Camila Vicenci: "Noções de Direito Internacional Público"

A Profª. Camila Vicenci, participante de diversas simulações durante a graduação, formada em Direito na UFRGS, Mestra em Direito Internacional Público (DIP) pela UFRGS e, agora, doutoranda em DIP tanto pela UFRGS quanto pela Università di Studi di Milano, deu uma aula extremamente completa de Direito Internacional Público para todos nós! Não faltou nem Bis, que ela trouxe para “adoçar a vida dos alunos em uma manhã cinzenta de sábado”.

A aula, que foi planejada para dar noções de como o DIP é aplicado às simulações, foi dividida em blocos, em que a Professora abordou não só a doutrina, mas inúmeros casos práticos.

Primeiro, ela falou sobre a história do DIP, como e onde surgiu, e para que serve. Inclusive, ilustrou a mudança paradigmática que o cenário internacional sofreu no pós-II Guerra, com um vídeo que ilustra em quarenta segundos, melhor do que muitos livros de história, o que aconteceu.

Então, ela passou para os Sujeitos de DIP - os Estados, as Organizações Internacionais, os indivíduos, as transnacionais - e enumerou quais eram as capacidades de cada um deles. Falou sobre a ONU, sobre os seus comitês e escopos e o status das suas resoluções perante o Direito Internacional, informações imprescindíveis para qualquer delegado!

O terceiro ponto da aula foi “As Fontes do DIP”. Nesse momento, a professora nos explicou o que são e como cada uma delas funciona, e então apresentou as fontes não exauridas pelo rol tradicional de fontes – o art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça. Nesse meio tempo, rolaram histórias de como o DIP é aplicado e já foi aplicado em simulações.

Por fim, a professora Camila falou sobre os casos escolhidos para a ICJ deste ano, explicou os fatos e os possíveis pontos de direito que vão ser levados em conta nas decisões.

Foi um sábado memorável! Depois de muitas panes tecnológicas – com as quais o público teve muita paciência e bom humor – tivemos certeza de que Direito Internacional não só existe, como é uma matéria muito interessante e imprescindível nas simulações. E nada de pagar uma de Miss Camboriú no comitê, hein! (Bom, quem estava lá, entendeu...)

Dois sortudos ganharam materiais no sorteio do final – guias de estudo do ano passado, uma publicação do Banco Mundial e um bloquinho do UFRGSMUN que tem caráter histórico, ilustrado com “Reaching a Common Language”, o célebre motto de 2008.

Recados:

1) Ainda dá para se inscrever! Apareçam na Faculdade de Direito da UFRGS, às 9h no sábado, munidos do valor do curso, lembrando que estes não poderão faltar nenhuma aula após inscritos para poderem ganhar certificado.

2) Assim que tivermos os slides das duas primeiras aulas, mandaremos para vocês, ainda antes de sábado.

A aula que vem será imperdível, em que o Prof. Lucas Kerr, doutorando pela UFRGS, nos ensinará fundamentos das teorias de Relações Internacionais. Até lá!